Através dos módulos fotovoltaicos instalados sob o telhado ou superfície que tenha incidência de radiação solar direta, essa radiação é transformada em energia elétrica cc (corrente contínua), através do inversor essa energia é convertida em ca (corrente alternada) e distribuída através do quadro geral (dg) para o consumo, o que não for consumido será enviado para rede da concessionária, sendo contabilizado no medidor bidirecional instalado pela concessionária. Em caso de falta de energia ou qualquer outro problema que venha interromper o fornecimento de energia, seu sistema solar irá parar de funcionar conforme normativa da aneel. Todas as unidades que forem conectadas a rede deverão utilizar equipamentos homologados pelo órgão inmetro e possuir o sistema de antiilhamento, esse sistema de segurança é proveniente do inversor.
Os módulos fotovoltaicos possuem sua eficiência estabelecida conforme testes em laboratórios, os mais utilizados são o policristalino, sua eficiência varia entre 18% a 22% dependendo de algumas situações como, temperatura, grau de inclinação, localização
Para o funcionamento de um sistema fotovoltaico, existem 3 formas de geração de energia solar: conectada à rede (on-grid), isolada ou autônoma (off-grid) e híbrida.
A energia solar fotovoltaica funciona com painéis solares que captam a luz e geram energia elétrica, por meio do efeito fotovoltaico. Esta eletricidade é levada ao inversor solar, responsável pela conversão do tipo de corrente, de contínua para alternada, e então a energia é distribuída para o local.
O funcionamento do efeito fotovoltaico se dá quando as partículas de luz solar (fótons) colidem com os átomos de silício presentes no painel solar. Esta colisão gera um deslocamento dos elétrons, que cria uma corrente elétrica contínua. Esta corrente também é chamada de Energia solar fotovoltaica.
Dessa forma, podemos diferenciá-las a partir do seu modo de operação, já que o sistema on-grid atua com a inserção de energia diretamente na rede elétrica, enquanto há presença de luz solar no imóvel.
Por outro lado, o sistema off-grid funciona por meio de um banco de armazenamento que conta com baterias que não estão ligadas a uma rede elétrica, com o diferencial de manter o seu funcionamento em períodos noturnos ou chuvosos, momentos em que há baixa ou nenhuma luminosidade.
Já o sistema híbrido tem sua operação de modo simultâneo, entre on-grid e off-grid, fazendo com que seu trabalho ocorra conectado à rede, enquanto o banco de baterias está carregando, e vice-versa.